O celular, o tablet, o computador. Isso faz parte do dia-a-dia de todos nós não é mesmo?
Mas será que o uso com frequência desses aparelhos não nos afeta em nada?
Hoje o Brasil tem cerca de 450 milhões de celulares ativos, praticamente o dobro da população. A venda de celulares usados e novos cresce aproximadamente 2% ao ano, o que demonstra o interesse do brasileiro para ter seu Smartphone atualizado e novo.
A tecnologia nos trás muitos benefícios, dentre elas a comunicação, a rapidez no envio de documentos e dados e a facilidade de se relacionar, entretanto, será que não está nos trazendo malefício algum?
Segundo a Psicologa Vivian Gurdina, por trás das telinhas mais vistas do mundo, está uma dependência, que causa a procura de mais de 350 pessoas por dia em centros de tratamento para vícios tecnológicos na cidade de São Paulo. É isso mesmo, as pessoas estão entrando em tratamento por causa do vício das redes sociais, jogos etc… Segundo ela, o vício tecnológico é difícil de ser reparado em pessoas do dia-a-dia, entretanto, a causa da dependência que muitas universidades estudam hoje em dia, trás um malefício enorme a saúde mental e física, fora outros problemas apresentados diariamente.
Marisa Helena de 27 anos diz ter perdido o emprego, se afastou ainda mais das pessoas, e só se deu conta do vício quando foi chamada a atenção pela quantidade de tempo que ela passava no celular, notou então que precisava de ajuda para desvincular-se das redes sociais. “Eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo, nós não notamos, mas algumas pessoas hoje não “vivem” sem o celular e suas redes sociais”, disse Marisa.
O que falta para nós é reparamos um pouco no antes e no agora, quantas vezes paramos para conversar por mais de uma hora sem sequer dar aquela “espiadinha” no Facebook, ou tirar aquela foto de onde estamos e o que estamos fazendo.
A rede social entrou em ascensão a partir de 2007, porém foi vinculada ao Smartphone a partir de 2011, e desde então está fazendo várias vitimas de seu uso.
Fora os problemas psicológicos e físicos a Policia alerta, que muitos assaltos, sequestros, dentre outros crimes, tem como base de informações a rede social da vítima. É comum postarmos fotos de onde estamos, quando compramos um carro novo por exemplo, ou aquele celular maravilhoso que ganhou do marido. E com isso, bandidos ficam de olho noite e dia para saber como e onde chegar na pessoa e pegar o seu bem, seja por meio de roubo ou furto.
Para que você saiba se está dependente desse vício que é o celular, colocamos 10 itens para que você faça sua própria avaliação, e se preciso, procure ajuda.
- Deixar de fazer algo que lhe dava prazer para ficar no sofá usando o celular
- Notar que os jogos de celulares estão sendo jogados em locais impróprios, como no semáforo vermelho, no trabalho, na escola, na faculdade, etc…
- Não conseguir sair de casa sem o celular
- Reparar que tem mais foto, do que lembrança, daquela viagem maravilhosa que você fez nas férias ou em feriados prolongados.
- Preferir teclar com uma pessoa, do que sair para jantar ou se encontrar para conversar
- Ver que tudo depende do celular, se ele tem bateria, se ele está funcionando perfeitamente.
- Deixar de comprar algo para você, de grande precisão, para trocar o celular e trazer mais tecnologia para o seu dia a dia.
- Preferir a solidão, do que o almoço em família.
- Sentir-se depressivo, quando não tem ou não está fazendo algo de tão legal para postar.
- Não conseguir ficar 1 só dia sem o uso do celular.Parece piada né? Mas o assunto é sério e precisa de cuidado. Cuide de você, a saúde mental é tão importante quanto a física, fora que temos um mundo lindo ai fora para se curtir, sem precisar “postar”.