12 SEGREDOS PARA TER SUCESSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO

1
69

” Muitos candidatos perdem a vaga no primeiro momento em que chega na entrevista. Se ligassem mais para esses pontos, talvez tivessem até 40% mais de chance”.

 

Num mundo tão concorrido, uma vaga para muitos candidatos, é imprescindível se portar bem em frente ao entrevistador.

Parece que não faz tanta diferença, vestimenta, o cumprimento, o modo de se portar e como falar, contudo, não é o que Eduardo Moreira, psicologo e diretor de RH de uma grande empresa multi-nacional diz. ” Muitos candidatos perdem a vaga no primeiro momento em que chega na entrevista. Se ligassem mais para esses pontos, talvez tivessem até 40% mais de chance”.

Então para facilitar, pedimos para que ele revelasse esses segredos, e nos ajudasse a esclarecer para você, quais são esses pontos.

  1. Cabelo e barba sempre em dia.
    Para muitos, o cabelo e a barba pouco importa, afinal, é o currículo que vai valer na hora de contratar. Mas isso é um engano. Segundo Eduardo, o cabelo e a barba sempre feitos demonstra que a pessoa é organizada, tem a sua auto-estima em dia e está sempre pronto para sua grande chance.
    .
  2. Roupas sempre de acordo com o ambiente que essa vaga te fornecer.
    Segundo Eduardo, não adianta ir de terno e gravata se a vaga é para mecânico, isso pode demonstrar que você não sabe exatamente o que está almejando, bem como, roupas curtas para trabalhar em um escritório de advocacia. É sempre bom usar o bom senso e usar o traje que seja cabível para a vaga.
    .
  3. Não invente histórias, nem prolongue demais os assuntos e vá direto ao ponto.
    Ninguém te chamará em uma entrevista afim de que você conte a sua vida, ou converse sobre o seu time de futebol. Simpatia é bom, mas ultrapassar os limites das perguntas demonstra insegurança. Responda apenas o que lhe for perguntado, e segure as piadas, muita gente não está no seu melhor dia todo os dias.
    .
  4. Gírias e toque de mão irreverente, jamais!
    Algumas gírias e brincadeiras podem ser muito bem vindas em seu ambiente de amigos. Contudo, num ambiente de entrevista, pode demonstrar que você as usa com tanta frequência que já perdeu o habito de falar de forma correta. Assim, deixará o entrevistador em dúvida se pode ou não coloca-lo em alguns ambientes formais.
    .
  5. Olhe no olho!
    Essa dica é sempre dada, mas parece que a grande maioria esquece com facilidade. Quando falar com alguém, principalmente o entrevistador, olhe no olho e demonstre sempre que está interessado na vaga.
    .
  6. Quando estiver na entrevista, esteja ali.
    Muitas vezes é difícil para gente esquecer os problemas, principalmente quando se está desempregado. Mas é de extrema importância que você se desligue de tudo isso no momento em que está sendo entrevistado, esteja ali naquele momento. As pessoas notam quando falam sobre algum assunto e você está pensando em outra coisa, e muitas vezes isso vai demonstrar desinteresse.
    .
  7. Postura não é tudo, mas fala demais sobre você.
    Durante a entrevista, durante o preenchimento de um formulário ou um pequeno teste, mantenha-se sempre ereto.  Costumo dizer que naquela posição, que se algo naquela sala cair, você será o primeiro a pegar. Isso demonstra vontade e pré disposição. É inegável que o modo que se senta, ou que fica em pé, fala muito sobre você.
    .
  8. Fale com convicção.
    Jamais enrole, pense demais para responder. Responda firme, e se caso não souber de alguma coisa, não invente ou minta. Quem está te entrevistando muitas vezes é um profissional e está treinado para saber quando fala a verdade e quando mente.
    .
  9. Estude sobre a empresa e a vaga que está sendo proposta.
    Se você realmente está interessado na vaga e na empresa, deve-se conhecer. Então se tiver um tempo livre do momento que for avisado sobre a entrevista, até a hora marcada, estude sobre a empresa, estude a vaga. Interesse é muito importante na hora da contratação.
    .
  10. Seja sincero
    A sinceridade abre muitas portas, independente da situação. A sinceridade demonstra que se um dia errou, ou não conseguiu algo, você está disposto a corrigi-lo e tentar novamente. A sinceridade no valor do salário, no que almeja, também fala muito sobre você.
    .
  11. Cumprimento.
    No Brasil temos um hábito de cumprimentar as pessoas muitas vezes com beijo no rosto, mas no mundo das entrevistas isso não é bem visto. Nós normalmente não temos muita afinidade com o entrevistador. Isso faz com que um aperto de mão esteja de bom tamanho.
    .
  12. Celular no bolso e sempre desligado.
    Parece bobagem falar isso, entretanto, nessa era digital em que vivemos, está cada vez mais difícil deixar o celular de canto, mas durante uma entrevista, mexer no celular é quase pedir para desistir da vaga.
    .Gostou? Curta e compartilhe. Caso tenha alguma dúvida, mande um e-mail para nossa redação e faremos questão em respondê-lo.

     

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.