Como devo utilizar meu empréstimo bancário?

5
35642

Ao meio de uma dificuldade, um aperto ou um imprevisto, o empréstimo bancário pessoal ainda é o mais escolhido como solução dos seus problemas. Mas como eu devo utilizar o meu empréstimo de forma inteligente?

A primeira sensação quando pegamos o valor é que todos os problemas ou parte deles estão resolvidos, porém, segundo uma pesquisa recentemente publicada, especialistas demonstraram em forma de gráfico que apenas 12% da população usam todo o valor para 100% do que era o objetivo quando se foi pleiteado o produto.

Segundo ainda a pesquisa, a tentação de utilizar o dinheiro para outros fins, nem sempre tão urgentes é grande, e isso só acontece após o valor estar sobre controle da pessoa, e é ai, que muitas pessoas conseguem se afundar ainda mais em dívida, causando a inadimplência e o seu nome no cadastro de proteção ao crédito (SPC).

Segundo economistas, a forma correta de utilizar o empréstimo é destinando todo o capital para seu real objetivo, seja ele para saldar dívidas ou investimentos inteligentes.

Eu devo pagar todas minhas dívidas com um empréstimo?

Isso depende muito de cada situação, mas o indicado é que você calcule não apenas o valor líquido resgatado pela instituição financeira e sim o total que será pago, incluindo juros, IOF e IR. Desta forma você poderá calcular se você está diminuindo seu passivo ou aumentando.

Como provavelmente você irá quitar dívidas, o interessante é sempre pleitear a retenção de juros ou até mesmo descontos favoráveis. Desta forma, você poderá diminuir o seu passivo, afim de fazer valer a pena o juros cobrado pelo banco.

Ainda assim, para que seja feito um empréstimo, é extremamente importante que você calcule o seu orçamento mensal. Não se iluda apenas com o valor que irá receber e nem conte com ele para a quitação do próprio empréstimo (parece loucura, mas muita gente pensa assim).

Também é muito importante que você preste bastante atenção no contrato de empréstimo que irá assinar, optar sempre pela modalidade CDC, que permite que você quite o contrato antes do término por um valor bem menor de juros.

E por fim, lembre-se sempre. Empréstimo jamais pode ser usado para coisas que podem esperar, gerar dívida tem que ser com consciência e no final valer a pena financeiramente.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria muito de limpar meu nome eu tabm levei muito golpe que acabaram com meu nome conto com ajuda de vcs para lumpar meu nome e realizar meu sonho abrir meu pro pio negocio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.