Como devo utilizar meu empréstimo bancário?

5
288

Ao meio de uma dificuldade, um aperto ou um imprevisto, o empréstimo bancário pessoal ainda é o mais escolhido como solução dos seus problemas. Mas como eu devo utilizar o meu empréstimo de forma inteligente?

A primeira sensação quando pegamos o valor é que todos os problemas ou parte deles estão resolvidos, porém, segundo uma pesquisa recentemente publicada, especialistas demonstraram em forma de gráfico que apenas 12% da população usam todo o valor para 100% do que era o objetivo quando se foi pleiteado o produto.

Segundo ainda a pesquisa, a tentação de utilizar o dinheiro para outros fins, nem sempre tão urgentes é grande, e isso só acontece após o valor estar sobre controle da pessoa, e é ai, que muitas pessoas conseguem se afundar ainda mais em dívida, causando a inadimplência e o seu nome no cadastro de proteção ao crédito (SPC).

Segundo economistas, a forma correta de utilizar o empréstimo é destinando todo o capital para seu real objetivo, seja ele para saldar dívidas ou investimentos inteligentes.

Eu devo pagar todas minhas dívidas com um empréstimo?

Isso depende muito de cada situação, mas o indicado é que você calcule não apenas o valor líquido resgatado pela instituição financeira e sim o total que será pago, incluindo juros, IOF e IR. Desta forma você poderá calcular se você está diminuindo seu passivo ou aumentando.

Como provavelmente você irá quitar dívidas, o interessante é sempre pleitear a retenção de juros ou até mesmo descontos favoráveis. Desta forma, você poderá diminuir o seu passivo, afim de fazer valer a pena o juros cobrado pelo banco.

Ainda assim, para que seja feito um empréstimo, é extremamente importante que você calcule o seu orçamento mensal. Não se iluda apenas com o valor que irá receber e nem conte com ele para a quitação do próprio empréstimo (parece loucura, mas muita gente pensa assim).

Também é muito importante que você preste bastante atenção no contrato de empréstimo que irá assinar, optar sempre pela modalidade CDC, que permite que você quite o contrato antes do término por um valor bem menor de juros.

E por fim, lembre-se sempre. Empréstimo jamais pode ser usado para coisas que podem esperar, gerar dívida tem que ser com consciência e no final valer a pena financeiramente.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria muito de limpar meu nome eu tabm levei muito golpe que acabaram com meu nome conto com ajuda de vcs para lumpar meu nome e realizar meu sonho abrir meu pro pio negocio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.