Quando o ciúme vira doença? Conheça os sintomas

0
3812

Quem nunca gostou de ver o outro tendo aquele pequeno ataque de ciúme?

Quando prezamos e amamos demais alguém, é natural sentir ciúmes. Esse sentimento bem controlado pode demonstrar o quanto amamos alguém e fazer muito bem ao relacionamento.

Porém, o ciúme descontrolado é algo que necessita de muita atenção, é considerado doença, existe tratamento e já acabou com muitos relacionamentos.

A Psicóloga comportamental Marina Fernanda Coelho diz que a doença é tratada na maioria dos casos, como natural, e isso pode desencadear muitos problemas psicológicos e levar até o suicídio.

“Quem tem esse problema terá dificuldade de entender, que por causa desse ciúme doentio seu relacionamento acabará, e como a auto-estima está totalmente ligada à esses sintomas, isso pode ter graves consequências.” disse Marina.

Segundo estatísticas, o ciúme é culpado pelo fim de 78% dos relacionamentos, e esses finais tendem à ser agressivos e deixar sequelas para ambos lados.

A rede social hoje é a grande culpada por ataques de ciúmes, mas até onde devemos nos privar para manter um relacionamento?

Partindo que a confiança é a base de qualquer relacionamento, não haveria nenhuma necessidade de ver aquela curtida na foto do namorado ou marido. Contudo, tudo há limites, a falta de respeito não entra nessa linha de raciocínio, mas quando se trata de doença, qualquer visita no perfil social de alguém, pode ser motivo para muita briga.

O ciúme na maioria das vezes são motivados pela imaginação, e é comum que essa “imaginação” fuja totalmente da realidade.

Mas como evitar esse ciúme doentio?

Segundo a psicóloga entrevistada, o ciúme está ligado há alguns fatores, e deles o mais importante é a auto-estima.

Quando confiamos no outro e principalmente em nós, confiamos no relacionamento, o ciúme acaba sendo algo incoerente.

É preciso tratar isso, procurar ver os limites do seu sentimento, e caso isso tenha saído do controle e esteja te prejudicando, é preciso sim procurar ajuda especializada.

“Existe hoje diversos tratamentos de terapia para o ciúme, não é difícil resolver. O difícil mesmo é a pessoa se dar conta que isso não é normal”

Afinal, como saber quando o ciúme virou doença?

A especialista coloca em três pontos:

  1. Quando o sentimento de raiva daquela determinada situação se torna incontrolável, algo que te tire da razão e pontualmente ter reações agressivas

2. Quando deixa de curtir um lugar ou momento, para verificar se alguém está olhando para a sua namorada ou namorado.

3. Quando você se sente incomodada com momentos normais, mas que não estão sob seu controle, ou seja, quando a outra pessoa está fazendo alguma atividade que você não pode participar.

 

Se está passando por isso, esqueça que isso é normal. Você precisa de um tratamento, e é muito mais comum do que imaginamos, segundo Marina, uma grande parte das pessoas hoje que vem procurar o consultório para tratamento, são vítimas da doença do ciúme.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.