Por que a gasolina é tão cara no Brasil?

0
3883

Um dos países que mais exporta petróleo, afinal, por que nós brasileiros pagamos tão caro pelo combustível?

 

Pela primeira vez no Brasil, temos o litro da gasolina acima de R$ 3,99, sendo o Brasil o 10º maior produtor de petróleo do mundo, atingindo 2653 barris por dia.

O que acontece é que há uma grande diferença em produzir petróleo e os demais variados do produto.

Para produzir combustível é preciso refinaria da matéria prima, contudo, o nosso petróleo é considerado grosso, o que dificulta ainda mais a refinaria, tendo em conta que nosso parque refino hoje não tem capacidade de atender toda a demanda e temos que importar combustíveis de outros países.

A pergunta agora é, por que o Brasil não tem capacidade de atender maior a demanda de refinaria?!

E a resposta é tão simples quanto a pergunta: Falta de planejamento.
O Brasil ficou muitos anos sem construir uma só refinaria, e ao mesmo tempo aumentava demasiadamente a venda de veículos automotivos, e então somente em 2009 foi iniciada uma nova refinaria (Clara Camarão no Rio Grande do Norte), o que ainda não foi o suficiente.

O produto teve uma variação de preço tão brusca somente agora, devido a Petrobrás ter inserido uma nova política de preço. Por muitos anos a Petrobrás importou combustível por um valor maior do que revendia internamente, o que resultou num prejuízo grande, o que agora na nova política é possível alinhar o preço diariamente, alinhado com o preço internacional de importação. Por isso, estamos notando a grande variação e aumento, de fato, estamos pagando por um prejuízo de anos.

Mas tem mais um detalhe! Os impostos!

Não podemos deixar de apontar, que metade do valor do combustível no Brasil são os tributos e impostos, deixando ela duplamente mais cara. Se o Brasil pudesse inserir a mesma carga tributária de outros países, o combustível seria até 37% mais barato, ou seja, diante de todos esses problemas de combustível, importação e refinaria, ainda pagaríamos por R$ 2,51 o litro da gasolina.

 

Esperamos que você tire essa tão complexa dúvida que predomina na maior parte dos Brasileiros.

Curta e Compartilhe!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.