Pirâmide Financeira – Como descobrir se a empresa é ou não uma Pirâmide e como funciona

0
3965

“Vamos lá, iremos ter uma reunião esta noite, irei te apresentar as soluções dessa empresa de produto, é uma empresa idônea e com um ótimo histórico. Te espero lá!”

E quem nunca ouviu essa frase?

Há um tempo passei por isso. No meio de empreender, uma pessoa próxima me chamou para uma reunião que aconteceria em um ótimo hotel da cidade. E lá fui.

Chegando no local, fui extremamente bem recebido, algumas pessoas se destacavam dentre tantas que estavam falando, e se dominavam como Ouro, Diamante ou Ruby.

Demorei um pouco para entender, e entre bate papos com pessoas que estavam ali como convidados, notei uma semelhança entre eles. A grande dificuldade financeira.

Os palestrantes vendiam sonhos, resoluções de problemas financeiros, auto estima. Mas o que mais me impressionou foi que em poucos momentos tocavam no nome dos produtos que realmente deveriam ser vendidos, salvo se estiver errado, o foco do varejo é vender os seus produtos. Mas não era isso que ali acontecia.

Menos emoção e muito mais observação

 

O óbvio acaba passando despercebido quando a emoção toma conta, e aquela vontade de comprar veículos importados e ter uma boa vida sobrepõe qualquer estranheza da situação.

Não terminei de ouvir o que falavam naquela reunião, pois logo notei que se tratava de uma pirâmide. Mas dei conta da quantidade de pessoas que naquela reunião realmente iriam “investir” e se entregar a uma grande furada.

Eram em torno de umas 30 pessoas no lugar, em torno de umas 15 se interessaram e 5 realmente fecharam.

Logicamente, se o objetivo é vender, teria sido um fracasso total aquela reunião. Mas se o objetivo é pirâmide, foi um sucesso!

Em menos de uma semana já foi marcado uma outra reunião, e para quem teve um “fracasso” foi rápido demais não?!

 

 

Como perceber se a empresa é pirâmide

É lógico e fácil. Quantas vezes você foi chamado para eventos de grande empresas e conhecidas em todo o Brasil no ramo do varejo?!

Provavelmente sua resposta foi nenhuma.

A empresa que está se titulando como multinível ou varejista, como mostramos, não está com foco nas vendas e sim conseguir pessoas para investir e assim se formar uma pirâmide, onde poucas ganham e a maioria perde.

Essas empresas costumam associar seus nomes com produtos para emagrecer, produtos de beleza, perfumes e cosméticos. Isso é devido pela facilidade de vender esses produtos e grande índice de procura.

O varejista que esta focado em vender, provavelmente ele vai da maneira alinhada do mercado, preço, qualidade e bons vendedores.

O primeiro passo é verificar se a empresa que você está sendo chamado está cadastrada no Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas clicando aqui.

Caso esteja, já é um ponto extremamente positivo, e em segunda parte, verificar se o foco desta empresa é o consumidor final, ou seja, a venda de fato do produto que lhe move.

Caso todas esses questionamentos sejam respondidos negativamente, caia fora!.

 

Mas afinal, o que é piramide financeira?

Piramide financeira, ou mascaradas com o nome de multinível, são empresas que tem como foco o recrutamento de pessoas em níveis insustentáveis.

Essas empresas existem há um pouco mais que um século, mas nunca fez tantas vítimas como nos últimos anos. A rapidez da tecnologia e do convite facilitado, o recrutamento dessas pessoas por meio de “eventos” se tornaram cada vez maiores.

A pirâmide é crime em quase todo o mundo, porém, muitos dão um “jeitinho” de continuar aplicando o golpe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.