Como ter seu pedido de aumento salarial aprovado. Saiba o momento certo e o que falar

2
177

 

 

Trabalhar, atingir metas e ser reconhecido. Esse é a intenção de praticamente todas as pessoas que iniciam numa nova empresa.

O “ser reconhecido” se integra com vários fatores, desde um simples elogio, uma promoção no trabalho, até o tão esperado aumento salarial.

Mas de fato, qual é melhor momento para requisitar esse acréscimo?

Chamamos o diretor de recursos humanos de uma multinacional, Dr. Mauricio Fernandes, advogado, psicólogo e pós graduado em recursos humanos, para responder essa tão importante questão, e que irá esclarecer atenção nesse momento, tanto para conseguir o pedido, quanto não ser interpretado errado.

Qual o momento de requisitar um aumento salarial?

Essa resposta você irá depender de alguns pontos:

 

1 – Há quanto tempo você está na empresa

Pesquisas provaram que totalmente inconsistente na maioria dos casos, requerer um aumento antes de 1 ano. Porém, há exceções, como quando é combinado entre o empregador e o empregado um período de experiência e consequentemente um aumento, mas em geral é importante conscientizarmos que seu resultado será demonstrado com o tempo, e isso determinará o seu merecimento.

 

 

2 – Entenda o momento da empresa

Há alguns momentos em que não é propício o pedido, e poderia em efeito contrário “se queimar” com a diretoria. Isso acontece devido a maior parte dos empresários esperarem que todos os funcionários saibam o momento em que a empresa passa, se for um momento de investimentos altos, ou de retenção de gastos, ou se a vida financeira da empresa está saudável. Caso esteja saudável, provavelmente seu posterior irá visar seus resultados e entenderá que em algum momento você ajudou a empresa estar nesse momento, e com certeza irá te beneficiar.

 

3 – Tome cuidado com o que irá falar

A sua única desculpas para pedir um acréscimo no seu salário deverá achar que é merecido pelo seu trabalho. Muitos caem na história enganosa que chorar problemas financeiros irá fazer seu superior se comover e assim lhe deferir o pedido. Engano seu!

 

4 – Você se daria um aumento?

Parece uma pergunta um pouco boba, contudo, se você se colocar no lugar da empresa nessa decisão fará você ver quais suas reais chances, se você está fazendo apenas sua obrigação ou está fazendo a mais. Nesse mundo de ironias, muitos acham que fazer o que é de sua função lhe faz ser melhor, uma mera ilusão. O que te faz melhor e merecer mais, é fazer mais.

 

 

5 – Promoção ou aumento?

Por mais que seja difícil acreditar, pessoas que pedem aumento demoram mais ser promovidos segundo as pesquisas. Isso é devido à você demonstrar gostar da sua função e que está decidido pelo aumento ao invés da promoção. Então é preciso também parar para pensar nisso.

 

Apesar das pessoas acharem que esse pedido é fácil, é bom estar ciente que 80% dos pedidos de aumento são negados, e uma negação pode te levar até um sentimento de rejeição e fazer seu trabalho perder a eficiência.

 

Com isso esperamos ter ajudado, veja se é o momento propício, paciência é algo que temos que ter na vida, e isso incluí as conquistas.

 

Curta, comente e compartilhe com os amigos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.