10 maneiras de evitar golpes e invasões pela internet

0
477

 

Hoje em dia os golpes pela internet são responsáveis por uma grande quantidade de vítimas, feitas diariamente e que as vezes demoram muito para se dar conta.

Os golpes não são apenas em caráter financeiro, mas também de fotos, vídeos, dados confidenciais e até mesmo sem fundamento, apenas por “sacanagem”.

Conforme a tecnologia de anti-vírus avança, avançam também o desenvolvimento de maneiras táticas de invasão em computadores e celulares. Portanto, é extremamente necessário nos atualizarmos dos riscos e como inibir esses golpes.

Confira agora, 10 maneiras de evitar os golpes tecnológicos.

 

  1. Use apenas redes wi-fi confiáveis

As redes Wi-fi públicas são muito usadas hoje em dia, contudo, são nelas que a maioria das pessoas são invadidas, e muitas vezes não sabem. Então, quando estiver conectado em redes deste modelo, é extremamente recomendável que não digite senhas, não faça transação bancária, configure para (Rede pública) e use apenas para o essencial.

 

2. Crie senhas complexas

É difícil imaginar que as pessoas descubram senhas, porém, descobrem!
Isso se explica pelo fato de ter programas automáticos que inserem senhas de forma automática, até que se ache. Além disso, existe estatísticas que mostram que a grande maioria das pessoas usam senhas como de “0 a 6” ou a data do seu aniversário ou seu sobrenome.

 

 

3. Não abra e-mails que você não sabe de onde veio

Há e-mails extremamente atrativos para sua abertura, que podemos usar alguns como exemplo: ” Seu saldo é de 5.346,98, clique aqui para realizar a transferência para sua conta”, “Olá, seu nome foi negativado, clique no link abaixo e veja suas pendências”, “O banco X necessita que você confirme seus dados”, dentre tantos outros. Por isso, caso não reconheça o remetente, não abra!

 

 

4. Altere suas senhas de 3 em 3 meses 

A sua senha, seja de aplicativo, de banco e qualquer cadastro deve ser alterada de três em três meses, o que fará com que dificulte qualquer pessoa que tente colocar programas para adivinha-la.

 

 

5. Use diferente senhas

É de se saber que usar vários tipos de senhas, elas podem ser esquecidas. Porém, pensando na sua segurança, é preciso que cada acesso, tenha uma senha diferente, isso fará com que o hacker não saiba todas suas senhas, descobrindo apenas uma.

 

 

 

6. Verifique os termos de segurança do site

Verifique se o site usa o HTTPS, isso mostra que o site é de confiança, e pode facilmente ser verificado pela barra de endereço ao lado esquerdo.

 

 

 

7. Não participe de pesquisas que prometam dinheiro

Provavelmente essas pesquisas em site estão apenas com o intuito de pegar seus dados e usa-los de diferentes modos, então não cadastre-se ou digite seus dados.

 

 

 

 

8. Use o bom senso

A maioria das “pegadinhas” de hackers é utilizado o ponto fraco do ser humano, ou seja, o dinheiro. Ninguém ganha dinheiro fácil, então não entre nessa!

 

 

 

9. Pesquise a boa reputação de sites, principalmente de compras.

Existem hoje sites que são apropriados para verificar a reputação de sites, utilize isso para verificar se deve ou não comprar algo, ou até mesmo se cadastrar.

 

 

10. Atualize sempre seus anti-vírus

Usar o anti-vírus pago, por mais que as vezes seja considerado um gasto desnecessário, ele se manterá atualizado sempre, e muitos hoje em dia se responsabilizam como forma de seguro de qualquer golpe que você sofrer.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.