Desde muito pequeno somos movidos pelas vontades, desejos e ambições. E a decisão que você tomará diante delas, será o que irá te fazer uma pessoa de sucesso ou não.
Um índice apresentado há pouco tempo deixou empreendedores de todo o Brasil com uma “pulga” atrás da orelha. Essa pesquisa demonstrou que 75% dos empreendedores não quebram suas empresas devido à custos altos ou um mercado muito competitivo e sim por más decisões, e essas, muitas vezes movidas por vontades, ambição ou arriscar demasiadamente.
Segundo o professor de administração de uma grande universidade, algumas pessoas se preocupam mais em mostrar que estão em sucesso, do que realmente conquista-los, e isso fará tomar atitudes que não conferem com um bom planejamento e segurança para manter sua empresa em dia.
Segundo o mesmo corpo docente, o novo empreendedor tem o hábito de se revelar como “um grande sucesso” em pouco tempo, e assim, entrar numa ilusão que difícilmente terá volta. Essas mesmas pessoas encaram ter sucesso uma missão simples e fácil, e qualquer resultado positivo que sua empresa demonstre, se encontrará com o ponto final de continuar com a mesma garra que iniciou.
Um outro perfil de falidos, são aqueles que se rendem a suas vontades, confundindo o lucro bruto com o lucro liquido. Esse perfil são responsáveis por 80% e tem costume de não fazer contas, e como o faturamento bruto aparentemente é alto, se confunde com sua receita pessoal e acaba se entregando a luxos exagerados ou aqueles que não se pode ter naquele exato momento.
Paciência, análise e manter-se focado. Lhes apresento os três segredos para o sucesso.
A paciência ainda é o maior inimigo dos aventureiros empresários. Não somente dessa classe de pessoas a paciência é um desafio, em muitos momentos das nossas vidas essa virtude é o segredo da conquista, seja ela financeira ou de objetivo pessoal, contudo, é incrível o quanto continuamos negando esse fato. No caso do sucesso profissional, você terá apenas uma chance, ou você a tem ou pode esquecer seu objetivo.
Análise de números será a única prova real de que você realmente está no caminho certo. Não se esqueça, apenas a ciência exata não mentirá de nenhuma forma para você.
Mas como tudo que é dever, provavelmente caia no esquecimento. Ver o lucro bruto do seu negócio te dará uma visão ilusória, e não demonstrará nada. Faturamento alto bruto não quer dizer sucesso, tampouco que está no caminho certo. Muitas empresas faturam R$ 1 milhão de reais por mês, contudo, de faturamento líquido não ultrapassam R$ 10 mil reais, ainda assim, quando não estão no prejuízo. Não caia na tentação de tamanho, muitos funcionários ou tomar o mercado, isso está longe de ser o caminho para conquista. Por isso, analise com calma mês a mês e não tome nenhuma decisão sem ter esses números em mãos. Faturamento Bruto x Faturamento líquido.
Manter o foco para sempre. Se sua decisão foi ter sua própria empresa e ter a chance de ter um sucesso real, esqueça o desfoco, as férias despreocupadas ou o final de semana tranquilo. Isso é pura ilusão. Sua cabeça estará funcionando em prol daquele resultado todo o tempo.
Independente do ramo, você terá que se manter focado todo o tempo e sempre. Só assim estará ligado em resultados, em novas oportunidades e uma boa gestão.
A frase mais certa que todo empresário deveria ouvir é: “Sucesso não teria o verdadeiro sentido se fosse fácil, por isso, caso você veja que está fácil o caminho que tomou, volte! Tem alguma coisa errada”
Parece coisas bobas não é? Fáceis demais e de uma simplicidade singular. Se você realmente acha isso, está se enganando novamente, nada será mais difícil que enfrentar as suas vontades e a falta de paciência, para tudo, nós sempre seremos dependentes de nos confrontar e colocar a razão a frente de qualquer emoção.