Francisco Alencar, de 27 anos embarcou em um avião apenas de ida para a Europa sem nenhum centavo ou cartões de créditos. A passagem foi comprada com milhas de um cartão de um amigo. Mas esse era o objetivo, não gastar um centavo e viajar.
O publicitário resolveu fazer uma tentativa de viajar alguns países e totalmente sem dinheiro.
“O frio na barriga era maior que o normal, até porque a minha última refeição seria no avião e após isso, iria depender da sorte e de ajuda de pessoas”.
Em alguns aplicativos de viagens, o jovem conseguiu marcar para ficar alguns dias na casa de estranhos. Esse aplicativo é gratuito e visa ajudar pessoas que estão se aventurando da mesma maneira que Francisco.
“Chegando na França, eu fui para a casa de dois Americanos, e lá começou minha saga por ajuda”.
Ele conseguiu um trabalho voluntário em um albergue, ele ajudava as pessoas, e a ONG responsável pelo local lhe fornecia alimento.
“Trabalhava a semana toda, e do resto eu saia para conhecer o país”.
Com 12 dias que estava lá, conseguiu uma passagem de trem que ia direto para Portugal, e não o bastante para o jovem, resolveu se aventurar, mas desta vez em Lisboa.
“Em Lisboa foi assim, e assim foi. Uma ajuda daqui e outra lá e assim foi indo. Posso dizer que foi a melhor viagem da minha vida, mas deixando claro, não é fácil”
De lá fui para a Itália, onde finalizei minha viagem após 49 dias longe de casa, e sem dinheiro.
“Penso em ir novamente, mas agora preciso de um fôlego” completou o rapaz.
Apesar que muitas pessoas façam isso, não é tão recomendado, aliás, sorte é uma coisa que não dá para prever, mas é possível.
Hoje em dia a tecnologia está muito avançada, o aplicativo usado pelo aventureiro Francisco foi o Couchsurfing, feito para acomodar mochileiros e muitas vezes sem custo algum, porém há muitos outros aplicativos e sites com esse objetivo. Mas é bom ressaltar que deve-se sempre estudar a casa e os moradores onde vai se hospedar, pois, facilmente virará de um sonho para um pesadelo.