Home Curiosidades 10 segredos de como falar em público

10 segredos de como falar em público

0
10 segredos de como falar em público

 

Falar em público, por mais que não pareça, ainda é grande barreira dentre tantas pessoas que necessitam disso em algum momento da sua vida.

Possivelmente se você não passou, ainda terá que passar por esse momento. E nada melhor que se preparar para isso. Ou poderá te traumatizar, de modo, que não conseguirá nas próximas vezes.

É difícil imaginar que tanta gente está prestando atenção em você no mesmo momento, principalmente nessa era digital, que muitas das comunicações acontecem sem ser pessoalmente, o que piora ainda mais a situação.

Para te ajudar, separamos dez segredos de falar em público que ninguém revela, e que se segui-los, vai “tirar de letra”!

 

 

 

  1. Entenda o assunto que você irá apresentar ou falar sobre

Um dos segredos será confiança, e para você conseguir isso terá que entender muito  bem do que está falando, caso tenha apenas decorado, provavelmente errará, e se embananará ainda mais. Então, entenda do que você for falar, e caso não tenha tempo, não se aprofunde tanto no assunto.

 

 

 

2. Mire em alguém ou em alguma coisa

Quando chegar e ver aquele público te olhando, olhe para alguém, e caso ainda assim não se sinta confortável, olhe para alguma coisa imóvel. Isso te tirará a pressão de muitas pessoas, e fará você não dispersar pelas reações delas, e fique tranquilo, se você tiver há uma boa distancia é praticamente impercebível que você está olhando para o quadro da parede por exemplo, caso consiga, troque o seu foco durante a apresentação.

 

 

 

3. Mantenha sua mente no foco do assunto

Enquanto estiver apresentando não fique reparando nas reações das pessoas, nem pensando no tom da sua voz ou como está saindo.
Mantenha-se concentrado no assunto do que está falando, caso pense em outra coisa, isso poderá fazer você se perder, e te deixará mais nervoso.

 

 

 

4. Se puder e conseguir, interaja com a platéia 

Essa dica é apenas para quem se sentir confiante no decorrer da apresentação, isso fará com que sua apresentação saia ainda melhor, te deixará mais tranquilo e quebrará o gelo.

 

 

 

 

5. Leia o mínimo possível

A leitura e o nervosismo nunca se deram bem juntos. Então, leia apenas dados específicos que seja difícil memorizar. Se prender em ler, deixa a apresentação superficial, e com o nervosismo não fará uma boa leitura. Isso é devido a nossa respiração ficar mais afegante e atrapalhar o passo da visão e retransmissão.

 

 

 

6. Crie um início, meio e fim

Não se atrapalhe e deixe a apresentação cansativa, isso fará com que você não chegue no seu objetivo, então é sempre bom seguir uma linha de raciocínio. Isso pode ser feito por meio de um rascunho, apenas para saber quais assuntos serão falados no início, no meio e no fim.

 

 

 

7. Use roupas mais leves e confortáveis se possível

Nada poderá tirar sua atenção, e o desconforto de uma roupa, sendo apertada ou desconfortável, poderá te atrapalhar.

 

 

 

8. Caso se sinta muito nervoso no decorrer, respire.

Se no meio da apresentação se sentir nervoso, respire bem fundo, puxando e soltando pelo nariz, isso fará com que você tranquilize um pouco e consiga terminar. Não respire e nem solte pela boca, isso demonstrará seu alto nervosismo, causando comentários e podendo piorar a situação.

 

 

 

9. Não fale muito baixo, isso não adiantará de nada.

Muitas pessoas, por estarem nervosas, não gostam de falar em um bom tom para todos ouvirem, isso porque acredita que se menos pessoas ouvirem, melhor será, porém, não é bem assim que funciona. As pessoas te interromperão para pedir para falar mais alto, e isso poderá causar um desconforto maior e te tirar da concentração.

 

 

10. Treine antes

Treinar antes fará com que você tenha mais confiança no que vai dizer, e premeditará alguns erros que possam acontecer. Treine com sua mãe, seu pai, com seu cônjuge,  e principalmente no espelho, você poderá ver você falar, e isso te alinhará ainda mais.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.