8 Coisas que você deve saber antes de iniciar um novo emprego

0
3847

Ao aceitar um novo emprego, apesar das garantias da CLT ( Consolidação das leis do trabalho), você está assinando um contrato, além disso, caso seja um emprego interno, você passará nesse local mais tempo do que passa em casa, e saber alguns detalhes sobre a empresa, regimento interno e tantas outras coisas, pode fazer você se precaver com muitas situações, bem como, saber se vale a pena aceitar essa proposta.

Infelizmente no Brasil, segundo uma pesquisa recente, apenas 12% dos entrevistados pedem para ler o contrato de trabalho, e isso pode fazer uma grande diferença.

Nessa matéria, falaremos 10 coisas que você não pode deixar passar batido, antes de começar o seu novo desafio.

 

Entenda sua função!

Apesar da sua função estar bem esclarecida pela lei, é importante ressaltarmos que em praticamente lugar nenhum você fará apenas as suas funções, sendo assim, converse com futuros colegas de trabalho, pergunte para quem está te entrevistando, e caso haja funções totalmente diferentes para qual você será contratado, peça para que seja redigida em contrato, isso te protegerá de pequenas surpresas no dia-a-dia e também assegurará a empresa, visto a sua ciência.

Pesquise o histórico da empresa

Com toda a tecnologia a favor, hoje em dia fica fácil pesquisar sobre uma empresa, seus ex funcionários e cargos. Existem muitos sites que podem te fornecer informações, além das redes sociais. Pesquise também os processos (caso haja) dessa empresa, para ver sua saúde financeira e possíveis trabalhistas.

 

Saiba como funciona a comunicação e com que frequência em horários fora do horário de trabalho

Muitas empresas exageram nas comunicações pós trabalho, e isso acaba interferindo na vida pessoal do funcionário, para uma relação saudável é interessante colocar limites e deixar claro isso na hora da contratação.

 

                                                    Conheça bem o seu superior, e se possível, o superior do seu superior.

Você terá que sofrer prováveis pressões por intermédio dessas pessoas, então, nada melhor que conhecer essas pessoas antes de iniciar o novo emprego, será imprescindível vocês terem uma boa comunicação.

 

 

Leia atentamente o seu contrato de trabalho.

A maioria das empresas utilizam um contrato de praxe do mercado, contudo, já houve muitos registros de “pegadinhas”, por isso, tente sempre ler atentamente para garantir os seus direitos.

 

 

Hora Extra ou Banco de Horas?

Ainda há muita confusão nesses dois termos, no seu contrato de trabalho provavelmente constará qual a opção do cargo, porém, é interessante para que você se resguarde, afinal, hora extra é o termo usado para quando a empresa paga pelas horas a mais que você fizer, e banco de horas, trata-se de você tirar de “folga” as horas que fizer além do combinado, mas atente-se, algumas funções não permitem que seja feito banco de horas, e somente hora extra.

 

Plano de carreira.

Sempre questione sobre o plano de carreira, essa informação será extremamente interessante para você conseguir se organizar para crescer profissionalmente. O plano de carreira é feito por médias e grandes empresas que utilizam o funcionário para projetar uma carreira dentro da instituição.

 

Os Benefícios.

Essa é uma questão importante e poderá fazer toda a diferença caso você tenha mais de uma opção de emprego. Os benefícios precisam ser vistos atentamente, pois podem interferir no seu bolso. A maioria das pessoas pagam bem caro, por exemplo, num plano de saúde, e quando a empresa fornece, mesmo com pouco desconto, pode somatizar no valor total do seu salário.

 

Apesar de um novo emprego, principalmente quando está a procura por muito tempo, ser inquestionável em sua grande maioria, é muito importante atentar-se a esses pontos, e assim entrar com segurança e saber ainda mais, que vale a pena estar ali.

 

 

Esperamos ter ajudado, curta e compartilhe essa matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.