10 Coisas que você não sabia

0
119

Todos os dias tomamos várias atitudes, nosso corpo tem reações, fazemos coisas e inacreditavelmente sem saber para o que aquilo ou aquele outro serve, já notou?
Já se perguntou por que nossos dedos enrugam quando ficamos muito na água? Ou para que serve aquelas portas giratórias dos bancos e shoppings? Ou porque nossa lagrima é salgada?
Isso e muito mais você vai descobrir agora!

 

10 coisas que você não sabia

  1. Por que nós arrepiamos?
    Na maior parte das vezes, o arrepio é uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O cérebro manda uma mensagem para que os pelos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protege contra as baixas temperaturas. … Os pelos também arrepiam quando nos sentimos ameaçados

 

2. Por que bocejamos, quando vemos alguém bocejar?

Ao vermos alguém bocejando, os neurônios-espelho desencadeiam um ato-reflexo, que não controlamos, e dão início ao bocejo. … O que acontece é que quando bocejamos por “reflexo”, em geral estamos em uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou. Um grupo de pessoas que está vendo um filme, por exemplo.

3. Por que nossa lagrima é salgada?

Aquele gosto salgado da lágrima se deve à presença de diversos sais que têm por função manter o equilíbrio do organismo. Esses sais ajudam a manter a relação entre ácido e base do tecido e também funcionam como antissépticos, evitando a ação de fungos e bactérias.
O que acontece é que todo fluido corporal, como urina, suor ou sangue, possui alguns componentes essenciais, como água, sais minerais, aminoácidos e proteínas. Esses componentes permitem o tal equilíbrio, também chamado de homeostase.

4. Por que quando dormimos demais, acordamos com a sensação de cansaço e dor de cabeça?

Bom, se formos seguir a lógica, se dormir pouco é o problema, por que dormir muito seria a solução? Dormir por muito tempo acaba sendo semelhante a uma ressaca, a qual os cientistas chamaram de “embriaguez do sono”. Mas, diferente dos efeitos causados pelo álcool, quando você dorme muito pensando que estará descansado você acaba se sentindo fraco e confundindo a parte do seu cérebro que controla o ciclo diário do seu corpo.

Isso deve-se a um grupo de células no cérebro que são as responsáveis por controlar a fome, a sede, o suor e os ritmos do nosso corpo, além de sinais de luz a partir dos olhos que detectam quando é de manhã, enviando mensagens químicas que mantém as demais células do seu corpo em sincronia com seu relógio biológico. Isso acontece de maneira desorganizada quando você dorme por muitas horas, induzindo a uma sensação de fadiga. Ou seja, você pode acordar às 11 da manhã depois de longas horas de sono, mas suas células já estão trabalhando desde às 7 horas, o que pode causar o cansaço.

 

5. Por que as fezes tem a cor marrom?

O cocô é marrom devido ao contato com a bile produzida em suas vesículas biliares e à metabolização de bactérias dentro do intestino humano. O resultado dessa interação é um subproduto, denominado estercobilina, que é a substância que efetivamente confere a pigmentação amarronzada às fezes — e que também é excretado pela urina.

Sem a estercobilina, o resultado de suas evacuações seria acinzentado, variando em diferentes tons de cinza. Sendo assim, é fácil identificar se você está tendo alguma disfunção na produção de bile devido à obstrução das vias biliares ou até mesmo problemas mais sérios no pâncreas, ficando de olho na coloração de seu cocô.

6. Para onde vão as fezes e a urina quando usamos o banheiro do avião?

Banheiros terrestres dependem de grande quantidade de água para que os dejetos sejam levados para a rede de esgoto através de canos. Esse sistema já chegou a ser utilizado em aviões no passado, substituindo a água por um líquido desodorizante denominado Anotec. Porém era necessário carregar uma grande quantidade dele na aeronave, o que gerava mais despesas com combustível e até mesmo riscos de acidentes, tanto para quem está no solo quanto para o próprio avião.

Esse sistema, então, foi substituído por um sistema a vácuo criado por James Kemper. Os banheiros de avião agora dependem da diferença de pressão entre o ambiente e a tubulação, o que faz com que a urina e as fezes sejam sugadas para os canos da aeronave. Para facilitar essa tarefa e evitar sujeira, os vasos também são equipados com paredes lisas e um revestimento antiaderente.

Dali, os dejetos seguem para um reservatório localizado no fundo do avião, onde são armazenados até o fim da viagem. Mesmo se a quantidade de fezes for muito grande, não há risco de odores incomodarem os passageiros, pois tudo fica pressurizado em um local distante. Aviões maiores e para viagens intercontinentais podem chegar a ter dois reservatórios com capacidade de 250 litros cada.

Para deixar tudo mais fácil, tanto na hora de armazenar quanto na de descartar para o esgoto, todos os dejetos sólidos são transformados em líquido dentro do avião com a ação de uma bactericida.

 

7. Por que soluçamos?

Na maioria das vezes, o soluço é causado por uma irritação no nervo chamado frênico, que auxilia os movimentos do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, na respiração. A expiração do ar acontece quando o diafragma relaxa e, a inspiração, quando ele se contrai. Muitas vezes esse sintoma irritante, dá-se por beber muita água e/ou comer demais. Então cuidado com a gula!

 

8. Por que nossos dedos enrugam quando ficamos muito tempo com eles na água?

Antes, se pensava que os dedos enrugados indicavam o inchaço da pele por causa do contato prolongado com a água, como uma reação automática, mas sem função. Agora, os cientistas sugerem que as rugas têm a função de tornar mais fácil o manuseio de objetos na água ou em superfícies molhadas, o que realmente tem muito mais coerência.

9. Para que serve o buraquinho no palito do pirulito?

Segundo informações da fábrica americana de doces Jolly Rancher, por meio do 9gag, aquele misterioso buraquinho que encontramos no cabo do pirulito é utilizado para fixar o doce(em estado líquido ainda) no cabo.

A máquina coloca o conteúdo líquido pelo furo, logo depois que a massa se esfria, no qual é fixado com mais segurança e firmeza para que o pirulito tome forma e endureça.

10.  Por que sonhamos?

Os sonhos são manifestações naturais da mente humana que acontecem durante o sono. A ciência já comprovou a teoria de Freud de que os sonhos são restos do nosso dia. Isso significa que os sonhos são reflexos de pensamentos e acontecimentos que temos no dia a dia. Na prática, nós sonhamos por que precisamos simular comportamentos para aprendermos a diferenciar o que é bom daquilo que é ruim e pode trazer consequências negativas. O processo do sonho serve como um mecanismo protetor e também nos ajuda a satisfazer desejos.

Homens, mulheres e até bebês. Todos nós sonhamos, mesmo aqueles que afirmam o contrário. Na verdade, cientistas descobriram que sonhamos diversas vezes por noite, cada um com duração de 5 a 20 minutos. Uma pessoa normal passa, em média, 6 anos da sua vida sonhando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.